quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pediculose - Piolhos


A Pediculose é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus, vulgarmente conhecida por piolhos.


Os piolhos são pequenos insetos sem asas, que podem parasitar o couro cabeludo dos seres humanos, alimentam-se de sangue, de resíduos sebáceos e/ou da epiderme. Durante cada picadela, os piolhos injetam uma anestesia local, através da saliva e, assim, a picadela não causa dor. Essa saliva tem, porém, substancias alergizantes que causam pequenas feridas e muita comichão.


Os piolhos vivem cerca de 30 dias. Reproduzem-se através de ovos que colam aos cabelos e que se multiplicam muito rapidamente. 7 a 10 dias depois de os piolhos nascerem deixam uma casca vazia: a lêndea. As lêndeas têm cor branca pérola e brilhante e, normalmente, ficam muito agarradas aos cabelos.

A minha filha teve piolhos em julho que apanhou quando foi para o acampamento. Toca de comprar o Stop piolhos. Grande praga. Comprei 3 embalagens e foi difícil de os eliminar.
E para não falar da quantidade de roupa que lavei (roupa de cama e não só), tudo a 60º.

Em novembro volta tudo de novo, agora apanhou na escola. Bem ela tem muito cabelo e bem comprido. Não quero estar novamente a utilizar produtos químicos. Andei à procura de outras soluções.
Existem diversas soluções: vinagre de cidra, lavanda, azeite, etc.
Resolvi comprar Máscara para cabelos, sempre é mais económico e não danifica o cabelo.
Então coloquei a máscara no cabelo, enrolei o cabelo com fita aderente e deixo estar cerca de 4 horas a máscara no cabelo.
Resulta, mas não eliminou na totalidade os piolhos.
Depois resolvi experimentar maionese, e acabaram os piolhos. Apliquei a maionese no cabelo dela, enrolei tudo com fita aderente, depois coloquei uma toca e dormiu assim.
De manhã lavamos a cabeça e com o pente lá fizemos uma analise. Todos mortinhos.
Continuo a analisar o cabelo com o pente próprio para ver se aparece algum novo habitante, pois na escola em contato com outras crianças é sempre possível.

Conselhos: levar sempre o cabelo apanhado para a escola, pois evita um bocadinho o contagio.

Outros produtos que os piolhos odeiam: laca, lavanda.




Sem comentários:

Enviar um comentário